segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tipos de biomas terrestre

Os principais tipos de biomas terrestre:


POLAR

Zona junto aos polos,de clima glacial ,frio intenso e cortante ,com ema vegetação praticamente inexistente.Nos polos habitam animais de sangue quente adaptados ao frio.



Tundra: Zona que limitam como os glaciares,com uma temperatura média anual muito baixa,tem uma vegetação escassa.Quando se inicia o curto verão de tundra surgem espécies vindas do sul como :caribús renas,raposas,lobos e outos

Taiga:
Tambem tem uma temperatura bastante baixa,com uma vegetação mais abundante.fauna composta por vários animais de diferente espécies como :picapau,urso pardo,corujas e muitos outros.








Biomas Brasileiros


Biomas Litorâneos

Com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.


Caatinga

Caatinga em tupi-guarani significa “mata branca”. É o nome dado à vegetação predominante na região semiárida nordestina e exclusiva do Brasil. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.

É um bioma encontrado somente em terras brasileiras, caracterizado por matas secas e abertas, com árvores de pequeno porte, espinhosas e com folhas pequenas (para evitar a perda de água pela evapotranspiração) além de serem decíduas (as folhas caem nos períodos de escassez de água).
As plantas da Caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva.
Sua fauna é bem diversificada, composta por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, cachorros do mato, arara azul, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui do nordeste, entre outros animais.

A principal atividade econômica desenvolvida na Caatinga é a agropecuária, que apresenta baixos rendimentos devido à irregularidade das chuvas.

A Caatinga, apesar de ser um bioma exclusivo do Brasil, é pouco estudada, sendo muitas vezes considerado um domínio pobre em biodiversidade e, até mesmo, sendo comparada a áreas desérticas. Apesar de não apresentar a mesma biodiversidade encontrada na floresta Amazônica, mata Atlântica e Cerrado, a Caatinga possui uma grande diversidade de espécies, esse fato deve ser abordado em sala de aula, rompendo com os paradigmas a respeito desse bioma tão importante para o país.





Campos


Presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.







Cerrado

Este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores



Floresta Amazônica

É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.


Mata dos Pinhais

Também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.








Mata Atlântica

Neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.





Mata dos Cocais


Presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.






Pantanal

Este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.







Fonte:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aula-sobre-caatinga.htm
http://biomasblog.blogspot.com/2010/11/tipos-de-biomas-terrestre.html


Atividade

Escolha um bioma e elabore uma pesquisa , destacando sua biodiversidade (fauna e flora), as principais atividades econômicas desenvolvidas, impactos ambientais, os estados que possuem esse bioma, possíveis soluções para amenizar os problemas relacionados à escassez de água.

Nenhum comentário: