U
|
ma forma
muito interessante do aluno aprender sobre alguns assuntos de Matemática,História e Geografia e Biologia é
permitir o envolvimento destes de forma prática e envolvente.Neste sentido a
construção de uma horta na escola vai lhe possibilitar um conhecimento amplo de
várias disciplina além de alertar o aluno para a questões ambiental.
Antes de
iniciar os trabalhos o professor de Geografia pode abordar as questões ou pedir
aos alunos uma pesquisa: como construir uma horta, o que plantar em razão do
clima e solo que ele esta inserido, como deve ser feito o plantio, quais as
práticas inadequadas utilizadas na agricultura,quais os tipos de solo existente
e qual é o tipo de solo da área que vai ser utilizada.O professor de Historia pode
rever a questão de como era feito o plantio na antiguidade,quais os recursos
utilizado na época e como era importante os rios Nilo e Eufrates para as
primeiras civilizações,em Biologia pode ser pesquisado a origem das hortaliças,as
vitaminas e a importância de uma alimentação saudável,em Matemática o estudo da
área.
Seria também,
muito interessante que depois os professores fizessem uma caminhada com eles,
para que pudessem conhecer algum assentamento onde as famílias sobrevivem da
agricultura familiar como se da esse assentamento.
Neste
sentido se houver envolvimento de todos os professores e suas respectivas disciplinas,
o aluno sairá com uma bagagem global e não fragmentada.
Essas
questões foram trabalhadas com os alunos do 1º ano 4 do Colégio Modelo Luís
Eduardo Magalhães no turno matutino, porém foi levantado somente as questões
relacionadas a Geografia pela professora Socorro com excelentes resultados,mas como
acredito num estudo globalizado os resultados seriam mais amplo e efetivo se
fosse trabalhado de forma interdisciplinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário