segunda-feira, 2 de julho de 2012

Construindo uma horta na escola


U
ma forma muito interessante do aluno aprender sobre alguns assuntos de  Matemática,História e Geografia e Biologia é permitir o envolvimento destes de forma prática e envolvente.Neste sentido a construção de uma horta na escola vai lhe possibilitar um conhecimento amplo de várias disciplina além de alertar o aluno para a questões ambiental.
Antes de iniciar os trabalhos o professor de Geografia pode abordar as questões ou pedir aos alunos uma pesquisa: como construir uma horta, o que plantar em razão do clima e solo que ele esta inserido, como deve ser feito o plantio, quais as práticas inadequadas utilizadas na agricultura,quais os tipos de solo existente e qual é o tipo de solo da área que vai ser utilizada.O professor de Historia pode rever a questão de como era feito o plantio na antiguidade,quais os recursos utilizado na época e como era importante os rios Nilo e Eufrates para as primeiras civilizações,em Biologia pode ser pesquisado a origem das hortaliças,as vitaminas e a importância de uma alimentação saudável,em Matemática o estudo da área.
Seria também, muito interessante que depois os professores fizessem uma caminhada com eles, para que pudessem conhecer algum assentamento onde as famílias sobrevivem da agricultura familiar como se da esse assentamento.
Neste sentido se houver envolvimento de todos os professores e suas respectivas disciplinas, o aluno sairá com uma bagagem global e não fragmentada.
Essas questões foram trabalhadas com os alunos do 1º ano 4 do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães no turno matutino, porém foi levantado somente as questões relacionadas a Geografia pela professora Socorro com excelentes resultados,mas como acredito num estudo globalizado os resultados seriam mais amplo e efetivo se fosse trabalhado de forma interdisciplinar. 

Nenhum comentário: