segunda-feira, 2 de julho de 2012

REVIVENDO CANUDOS NA ESCOLA



1. JUSTIFICATIVA
Considerando a importância de canudos no contexto histórico brasileiro, houve a necessidade de trabalhar com o tema de forma mais concreta, levando o aluno a criar, fazer e intervir à medida que ele descobre como conviver no semi-árido decentemente mesmo com os entraves do clima de tal forma que eles se apropriem dos conhecimentos básicos para a incorporação deste em sua vida. Neste sentido
Faz-se necessário a criação do ambiente de Canudos, construídos pelos alunos, para que os mesmo possa reviver na prática todos as questões abordadas em sala de aula, sendo importante realização de pesquisas sobre tudo que envolva a Guerra de Canudos, a moradia da época, a vegetação, o clima, e como o sertanejo sobrevive no semi-árido diante das dificuldades. A criação do ambiente de Canudos, e a exposição de todos os trabalhos promovidos em sala de aula, com a presença da comunidade no período da culminância do projeto, eleva a auto estima do aluno e possibilita a sua constatação como: o sujeito construtor do conhecimento.


2. OBJETIVOS
Conhecer as causas e conseqüência da Guerra de Canudos
Entender como os elementos da natureza se combinam para formar quatro diferentes paisagens do Nordeste: Meio-Norte,Sertão,Agreste e Zona da Mata
Localizar o Sertão e Canudos na Região Nordeste
Perceber sua realidade e desenvolver trabalhos através de exposição que permita a sobrevivência no semi-árido
Perceber o Sertão como área mais quente e seca do Nordeste com longos períodos de estiagem
Identificar as particularidades do bioma: Caatinga
Identificar os principais problemas do Sertão e utilizar os conhecimentos adquiridos para interagir como cidadão crítico, solidário e participante.
Entender a relação da realidade de Canudos com a sua no tocante a clima,vegetação e descaso por parte dos políticos.

 3. TEMAS ESTUDADOS
Biomas do Nordeste
Relevo e clima do Nordeste
Sobrevivência no semi-árido
Histórico e preconceito da casa de taipa
Desigualdade social
Localização de Canudos e Histórico  

4. DESENVOLVIMENTO
Leitura do livro  "Os Sertões" de Euclides da Cunha
Debate sobre as questões do livro
Pesquisar o bioma e clima nordestino
Pesquisa: Como conviver no semi-árido
Pesquisa sobre a História de Canudos,
Exibição do filme de Canudos
Caracterizar geograficamente a região onde ocorreu o conflito. Fazer um paralelo de como era a região antes e como esta hoje.
Pesquisar a cultura do sertão nordestino, levantando aspectos tais como o coronelismo, o cangaço, a religiosidade popular, a literatura de cordel, etc.
Levantamento do histórico da casa de taipa no Brasil
Construção das casas de Taipa
Criar o ambiente da época no pátio da escola, e promover exposição da fauna, flora e todos os elementos que envolvia o cotidiano da população da época de Antonio Conselheiro.
Exposição de mapas localizando Canudos e o relevo do Nordeste
Exibição da peça de teatro sobre Antonio Conselheiro

5.PUBLICO ALVO:
 1º ano 4 do Ensino Médio
6.ÁREA ENVOLVIDA:
Geografia e História
7.RECURSOS UTILIZADOS
Filme,Sala de informática com acesso a Internet,Mapas ,Varas ,Barro ,Palhas ,Cipós,Cartolinas E Pilotos ,etc.

8. CULMINÂNCIA
 Dia 27/ 12 /2009
Horário 9:00  as 17:00
Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

 9.AVALIAÇÃO
As avaliações serão feitas através de observações direitas durante o desenvolvimento do projeto
COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS
Mª DO Socorro Aguiar dos Santos

 10.BIBLIOGRAFIA 

A Convivência com o semi-árido/ Harald Schistek,Lucineide Martins Araújo;ilustrações Ivomar Pereira de Sá-São Paulo:Peiropolis,2003
Geografia: a construção do mundo: Geografia Geral e do Brasil/Demétrio Mangoli,Regina Araújo;comunicação cartográfica Marcello Martinelli-1.ed.-São Paulo:Moderna,2005

Nenhum comentário: