domingo, 8 de julho de 2012

Imperialismo na Africa


O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências europeias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora







O primeiro momento de conquista do território africano na modernidade aconteceu com o avanço das grandes navegações. Inicialmente, Portugal e Espanha foram os colonizadores da África entre os séculos XV e XVII. Esta primeira fase é conhecida como Colonialismo.
Até o século XIX a intervenção europeia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploração especialmente marcada pelo trafico negreiro que acontecia no Oceano Atlântico. Mas com a ascensão de outras potências europeias acirrou a corrida pelo domínio do continente e ampliou a exploração, adentrando no território.
A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857 na Argélia. Era apenas o começo de uma nova fase de exploração intensa da África. Os franceses prosseguiram a conquista estabelecendo-se na Tunísia, na África Ocidental e na África Equatorial, sendo que o domínio se expandiu ainda até regiões como Madagascar e Marrocos.
Em seguida aos franceses vieram os ingleses, os quais promoveram a conquista imperialista no Egito e o domínio do Canal de Suez. Os alemães vieram em seguida conquistando a África Oriental e Camarões, Togo e Namíbia, estes na parte ocidental do continente. Já atrasados, chegaram os italianos promovendo o domínio no Líbio, na Eritréia e na Somália.
Os povos europeus tinham grande supremacia no processo de conquista imperialista no continente africano. A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.
Já entre os países europeus, as disputas por territórios imperialistas no continente africano, onde se pudesse explorar as riquezas e estabelecer a influência ideológica, também foram motivo de atritos. As tensões entre as novas potências europeias foram crescendo gradativamente, em simultaneidade com a intensificação do processo de dominação. O ambiente se tornou tão instável que a corrida pela conquista do continente africano e também do asiático foi um dos motivos para a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial em 1914.
Fonte
Disponível em:

54 comentários:

Anônimo disse...

Aluno: Daniela Ferreira da C.Sá
Sala: 2 ano 05

Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.Isto é gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas. Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades.

Anônimo disse...

consequencias do Imperialismo da africa.
eles usaram forcas militares para conquistar os territorios,dividem uma unica comunidade etnica em duas ou mais nacoes.o seu efeito na vida economica dos povos africanos.base economica orientada para para a exploracao de graos e bens necessarios para o seu povo.

Vitoria Rosa Da Silva
serie:2ºano
turma:05
turno:vespertino

Anônimo disse...

consequências do imperialismo da África: A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.

Colégio modelo
Ana Baltar
Série: 2ª Ano 5º
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Aluno: Vinicius Brito Moreira
Sala: 2 ano 05

Egito: área de convergência dos interesses da França e da Inglaterra. O projeto inglês era de construir uma estrada-de-ferro cortando toda a extensão do continente, ligando as cidades do Cairo à cidade do Cabo.
Marrocos: região de disputa entre a França e a Alemanha.
África do Sul: região disputada por colonos ingleses e holandeses pela disouta das minas de ouro e diamante. A Guerra dos Boêrs culminou com a vitória dos ingleses.

Consequências do Imperialismo:

Exploração da mão-de-obra e dizimação de populações nativas da África e Ásia.
Desenvolvimento de teorias racistas (darwinismo social).
Formação de blocos antagônicos entre as potências industriais (países capitalistas tradicionais Vs. países capitalistas emergentes)

Anônimo disse...

Consequencias do Imperialismo na Africa:
Os europeus usaram Armas militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em atendimento á
respeito do controle em conjunto sobre os territórios esses cacordos decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle.Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

Aluno:Isaque Terra Correia de Jesus
Turma:2°2
Turno:Vespertino

Anônimo disse...

- Consequencias do Imperialismo na África :

* Exploração de Minerios
* Exploração de terras
* Divisão de terras , que destruiu o modo de vida de pessoas que la viviam , e que por conta dessa divisão eles acabaram com a organização de um povo .
* Desigualdade Social , que foi o terceiro mal causado pelo colonialismo . Que siguinificou a introdução das ideias europeias de superioridade racial e cultural , dando pouco ou nenhum valor ás manifestações culturais dos povos africanos .

Postado por : Jadiane Almeida
serie : 2° 02 ;
Turno: Vespertino .

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo na Àfrica:
-Com a descoberta de diamantes na Àfrica os países europeus começaram a disputar os territórios dividindo-as em 50 estados cujas fronteiras foram demacardas sem dar a menor importancia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própia divisão política.
-Começaram a controlar a maior parte do território da Àfrica usando tropas militares.
-Outro legado ruim do colonialismo foi seu própio efeito a vida econômica dos povos africanos,sendo que a econômia que saia da Àfrica nunca voltava á Àrica.

Anônimo disse...

A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios. Talvez o pior legado do colonialismo tenha sido a divisão da África em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importânciaaonde as pessoas viviam e como organizavam sua propia divisão política.
Outro legado ruim do colonialismo foi o seu efeito na vida econômica dos povos africanos.O terceiro mal causado pelo colonialismo foi a introdução das ideias europeias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor ás manifestações culturais dos povos africanos.

Aluno: Wesley Feitosa de Almeida
Ano: 2 ano 2

Anônimo disse...

*Descoberta de diamantes ,despertaram a atençao da Europa para disputar os territórios Africanos;
*divisão territorial do continente Africano;
*efeito do colonialismo na vida dos Africanos-exploraçao economica dos povos Africanos;
*introduçao das ideias européias de superioridade racial e cultural, ou seja, os Europeus obstruiram a cultura Africana..
Aluna: Mayane Andrade;
serie: 2 ANO 02 VESP.

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo na Àfrica:
-Com a descoberta de diamantes na Àfrica os países europeus começaram a disputar os territórios dividindo-as em 50 estados cujas fronteiras foram demacardas sem dar a menor importancia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própia divisão política.
-Começaram a controlar a maior parte do território da Àfrica usando tropas militares.
-Outro legado ruim do colonialismo foi seu própio efeito a vida econômica dos povos africanos,sendo que a econômia que saia da Àfrica nunca voltava á Àrica.
LUCIANA NASCIMENTO,2 ANO,02

Anônimo disse...

CONSEQUÊSIAS DO INPERIO DA AFRICA


Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje. Segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.

ALUNO:werbeson FERREIRA DOS SANTOS
TURMA:2°2
TURNO:vespertino

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo na Àfrica:
-Com a descoberta de diamantes na Àfrica os países europeus começaram a disputar os territórios dividindo-as em 50 estados cujas fronteiras foram demacardas sem dar a menor importancia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própia divisão política.
-Começaram a controlar a maior parte do território da Àfrica usando tropas militares.
-Outro legado ruim do colonialismo foi seu própio efeito a vida econômica dos povos africanos,sendo que a econômia que saia da Àfrica nunca voltava á Àrica.

Jackelliny Oliveira
2° ano 01 - vespetino

Anônimo disse...

consequências do imperialismo da África: A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.
aluna:beariz de sena
02 ano
sala 05
vespertino
professora :socorro
hora 15:19
data 17:10:2012

Anônimo disse...

Consequências do imperialismo na África:A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.
- Jaqueline da S. Santana
- 2º ano, 05

Anônimo disse...

consequências do imperialismo da África: A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.
A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.
maysa da silva- 2 ano 05 turno vespertino

Anônimo disse...

Consequencias do imperialismo na Africa

Os estilos variavam mas, os poderosos colonizadores fizeram poucos esfoços para desenvolver desenvolver suas colonias. Elas eram apenas locais de onde tiravam materias-primas e para onde vendiam os produtos manufaturados. Talvez o pior legado do colonialismo tinha sido a divisão da África em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram desmarcadas sem dar a menor importancia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua propria divisão politica. As fronteiras atuais, em geral, dividem uma unica comunidade étnica em duas ou mais nações.

Aluno: José Luiz Marques de Lima Silva
Turma:2°05
Vespertino

Anônimo disse...

onsequencias do Imperialismo na Africa:
Os europeus usaram Armas militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em atendimento á
respeito do controle em conjunto sobre os territórios esses cacordos decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle.Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.
ass:maria isabel pinheiro
sala:5
2ano

Anônimo disse...

- Descoberta de diamantes ,despertaram a atençao da Europa para disputar os territórios Africanos
- O problema da fome.
- O grande indice de pobreza
- Sistema colonial destruiu o padrão ecônomico que lá existia.

Fagner Brandão , 2º ano 4, vespertino

Anônimo disse...

Consequencias do Imperialismo na Africa:
Os europeus usaram Armas militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em atendimento á
respeito do controle em conjunto sobre os territórios esses cacordos decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle.Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

Anônimo disse...

Em algumas áreas os europeus usaram forças militares para conquistar os territórios, em outros, os lideres africanos e os europeus entraram em entendimento á respeito do controle em conjuntos sobre o territorio. Esses acordos foram decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sobre o controle . Talvez o pior legado do Colonialismo sida a divisão da África em mais de 50 estados cuja fronteira foram demarcadas sem dar a menor importancia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão politica. Outro legado ruim do colonismo foi o seu efeito na vida econômica dos povos africanos. O colonismo também ligou a África economicamente ás grandes potências e os beneficios desse sistema sempre vão para os paises poderosos e nunca de volta para africa.

Débora Luanne S. 2 ano 4

Anônimo disse...

conseqüências do imperialismo
-na África-
-A descoberta do diamante.
-A divisão da Africa em 50 estados.
-A disputa dos paises europeus pelos territorios.
-Só usavam o país para tirar matérias primas.
- A divisão política destruiu a cultura dos africanos
-ligou a africa a grandes potencias.
-o sistemo colonial destruiu o padrao economico que lá existia.
- teve um papel importante na forma como certos governos africanos, se preocupavam em desenvolver suas próprias economias.

Amanda Ferreira da Silva 2 ano 4 vespertino

Anônimo disse...

Léo fonseca 2 ano 4

- Sistema colonial destruiu o padrão ecônomico que lá existia.
- O problema da fome.
- O grande indice de pobreza
- Descoberta de diamantes ,despertaram a atençao da Europa para disputar os territórios Africanos

Anônimo disse...

Consequencias do Imperialismo na Africa:
Os europeus usaram Armas militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em atendimento á
respeito do controle em conjunto sobre os territórios esses cacordos decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle.Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

Debora Dantas
2° 04
Turno : Verpertino
17 de outubro de 2012 17:38

Anônimo disse...

consequecia da áfrica:
.exploração dos mineiros
.exploração das terras
.estava limitada aos cujas as fronteiras foram aos colonos holandeses e britanicos
.dividiram a áfrica em 50 estados cujas as fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importancia
jeffson souza
2:04 vespertino

Anônimo disse...

Consequencias do imperialismo

- na Africa

*A descoberta de diamantes.
*Forças militares para conquistar os territorios na Africa.
*Divisão da Africa em 50 estados.
*O sistema colonial destruiu o padrão econômico que lá existia.
*O colonialismo tambem ligou a Africa economicamente as grandes potencias.
*Os beneficios nunca voltou para Africa, mais sim para os paises poderosos.
*Exploração ecfonomica.
*Alguns paises desenvolveram suas proprias economias.

Aluna: Lorena Lima. Serie: 2 ano 04.

Anônimo disse...

consequencias do imperalismo africa:
os paises kenia e etiopa sao os mais sofredores com a pobreza e fome . anbos paisesdesputavam territorios alguns paises fize ram acordos para poder manter o controle por sua cor e raça fizeram pouca importancia do povo africano . alem disso uma coisa boa africanos tornaram independente oa desenvolver suas pŕoprias economias.
williane da silva candido
2°4 vespertino

Anônimo disse...

Consequências da imperialismo na áfrica .
;Fome
;Pobreza
;A descoberta do diamante
;Foças militares para conquistar o território
;Divisão da África em mais de 50 estados
;O sistema colonial que destruiu o padrão econômico que lá existia
;Os beneficios nunca voltou para África , mais sim para os paises poderesios
;Alguns paises desenvolver suas próprias ecomias .

Francisca Oliveira, 2 ano , sala 4 '

Anônimo disse...

um dos piores legados do colonialismo foi a divisão da África em mais de 50 estados ,pois suas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como se organizava sua própria divisão politica.Outro legado ruim foi o seu efeito na vida econômica dos povos africanos .O sistema colonial destruiu o padrão econômico que lha existia.
O colonialismo também ligou a África economicamente as grandes potencias e os benefícios desse sistema sempre vão para os países poderosos e nunca de volta para a África . Outro mal causado pelo colonialismo foi a introdução das ideias europeias de superioridade racial e cultural , dando pouco ou nenhum valor as manifestações dos povos africanos

ALUNA:Mari vitória de j. silva
ANO:2.1VESPERTINO

vinicius de jesus santos disse...

na AFRICA..

01__em algumas áreas os Europeus usavam forças militares para conquistar os territorios ,em outras , os lideres africanos e os europeus entraram em entendimento á respeito do controle em conjunto dos terretorios !!!

02__os paises europeus rapidamente começaram a disputar os territorios !!!

Anônimo disse...

talvez o pior legado do colonialismo tenha sido a divisão da áfrica em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importância onde as pessoas viviam e como organizavam sua propria divisão política.O colonialismo tambem ligou a Àfrica economicamente a grandes potências e os benefícios desse sistema sempre vão para os paisís poderosos e nunca de volta para a Àfrica.
Caroline da Silva 2° ano 1

Anônimo disse...

Exploração da mão-de-obra e dizimação de populações nativas da África e Ásia.
Desenvolvimento de teorias racistas (darwinismo social).
Formação de blocos antagônicos entre as potências industriais (países capitalistas tradicionais Vs. países capitalistas emergentes)

Colégio Modelo
Rosiane Aguiar
Turno: vespertino Turma:03
Série:2ºano

Anônimo disse...

Diante do processo de colonização e partilha do continente africano, as consequências tanto para os povos que viviam no continente quanto para o mundo foram as mais variadas. Sabemos que os conflitos da Primeira Guerra Mundial ocorreram em decorrência da corrida imperialista. Devido às fronteiras criadas pelas nações europeias que inicialmente inibiam as manifestações dos povos contra o domínio do Velho Mundo, após a Segunda Guerra Mundial com o processo de descolonização o que se viu foram contínuas guerras civis entre as sociedades que viviam nos territórios criados de forma artificial pelos europeus, uma vez que as peculiaridades entre os mesmos não foram levadas em conta. A crescente exploração dentro do continente levou a uma profunda miséria e mazelas nestes povos o que persiste até os nossos dias, o continente africano como sabemos ainda possui o maior índice de miséria do mundo, estes povos que hoje começam a se organizar politicamente encontram dificuldades para se estruturarem economicamente. A dominação acabou por descaracterizar estes grupos que em muitos momentos não conseguiam perceber sua identidade, o discurso dos europeus em defini-los como bárbaros, ágrafos ou mesmo atrasados inibiu o desenvolvimento de uma identidade nacional após as emancipações.

Ana Letícia Coelho
2°3 - Vespertino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.
O primeiro momento de conquista do território africano na modernidade aconteceu com o avanço das grandes navegações. Inicialmente, Portugal e Espanha foram os colonizadores da África entre os séculos XV e XVII. Esta primeira fase é conhecida como Colonialismo.

Até o século XIX a intervenção européia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploração especialmente marcada pelo trafico negreiro que acontecia no Oceano Atlântico. Mas com a ascensão de outras potências européias acirrou a corrida pelo domínio do continente e ampliou a exploração, adentrando no território.

A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.

Anônimo disse...

Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.Isto é gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas. Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades.

Ruan alves S. Matos 2° 5 Vespertino

Anônimo disse...

A exploração sofrida pela terra Africana causou um grande atraso em sua economia e outras áreas comerciais, com isso tendo como grande e principal consequência o empobrecimento da terra, consequência essa que até hoje assombra o continente africano. Além disse houveram também consequências boas já que alguns governos independentes começaram a se preocupar em desenvolver-se comercialmente falando. Mas o que mais marcou mesmo foram os padrões impostos pelos europeus que tratavam o povo africano e sua cultura como inferiores, esse feriada aos poucos vem sendo cicatrizada, já que os africanos estão aos poucos recuperando o orgulho da sua cor e da sua cultura.

Aluno: Walisson Gabriel

Segundo ano, turma 01

Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Mateus de Abreu Lírio. 2º ano 3 -vespertino
A entrada de novos países na colonização da áfrica fez com que ocorresse uma fragmentação e um interesse por varias partes nesse território, não com a intenção de povoar e fazer com que o território se desenvolvesse mas sim com a intenção de explorar o território e extrair o máximo de riquezas possíveis, esses interesses juntamente com os conflitos da época fizeram com que as consequências sejam sentidas na áfrica até os dias de hoje, pois pela sua forma de colonização que foi a de exploração e pela fragmentação de seu território naquela época, fez com que o país ficasse com uma enorme tendência a ser "frágil" sem uma economia desenvolvida e sem potencial econômico elevando o país a ser considerado uma potencia mundial ou desenvolvido, os povos de hoje em dia que vivem nesse lugar além de não conseguirem ter acesso a educação e etc vivem em intensos conflitos internos, as consequências deixadas pela colonização européia não deixaram proveito e não foi a melhor que se podia ter..

Anônimo disse...

A disputa dos territórios africanos, pelos europeus, que usavam forças militares para conquista-los, resultou na exploração economica para venda de produtos manufaturados,além de ser ligada economicamente às grandes potências, porém os benefícios sempre vão para os paises que a dominavam, diante disso a África foi dividida, tendo a população totalmente exclusa, na questão de organizar sua divisão política, o tráfico negreiro foi um episódio marcante, a exploração das riquezas minerais,causou grande fragmentação da população e da cultura, a corrida instável para a conquista do continente africano, foi um dos motivos para a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.

Roberta da Silva
2º ano 03 vespertino

Unknown disse...

O Imperialismo na África foi marcado de tal forma. Os países europeus forçaram os povos africanos a seguirem aspectos culturais europeus, justificando que estavam levando o progresso e a ciência para o continente; Os europeus exploraram os recursos naturais (principalmente minérios) do solo da África, sem que os africanos tivessem qualquer benefício neste processo; O território da África foi dividido entre as nações européias, ignorando os povos que ali viviam.

Gabriela Matos Irineu; 2º ano 03 Turno: Vespertino.

Anônimo disse...

Imperialismo na África
Na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada e explorada por nações européias, nessa época a Europa passava por um processo de industrialização precisando de muita matéria – prima, foi então que eles começaram a explorar os seus recursos naturais.
Isso tudo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada nesse ponto,eles obrigaram os africanos a seguir as suas culturas e religiões, fizeram também uma pequena tropa militar para conter as revoltas e manifestações populares que poderiam haver.

Danielle Caputo, 2º ano 03.
Vespertino.

Anônimo disse...

Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilíneo, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África.
Houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
---Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

Aluno:Vinicius Figueiredo Tinoco Berhmann Mendonça, 2ano 03, Vespertino

Walex Carvalho disse...

Imperialismo na África

Consequências:

<*> A descoberta de diamantes na África, despertaram a atenção da europa sobre a importância econômica.
<*> Em algumas árias os europeus usaram forças militares para conquistar os territórios.
<*> A divisão da África em mais de 50 estados.
<*> A introdução das ideias europeias de superioridade racial e cultural.

Walex Carvalho
2° ano 3
Vespertino

Anônimo disse...

Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico



Emmily Cristina
2°ano 03
Vespertino

Anônimo disse...

Aluna: Andreza Alves Serie 2 ano 3verpertino

Consequências do imperialismo na África:

---Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
---Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
---Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

Anônimo disse...

Aluno:Sebastião Figueira Mendes Neto
Sala:04 Série:2º

Consequências da imperialismo na áfrica .

A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.
Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilíneo, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
Talvez o pior legado do Colonialismo sida a divisão da África em mais de 50 estados cuja fronteira foram demarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão politica.

Anônimo disse...

Na metade do século XIX a presença colonial européia na África estava limitada aos colonos holandeses e britânicos na África do Sul e aos militares britânicos e franceses na África do Norte.
A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios. Em algumas áreas os europeus usaram forças militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em entendimento à respeito do controle em conjunto sobre os territórios.
A destruição do padrão econômico que lá existia introdução das idéias européias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor às manifestações culturais dos povos africanos. Aos poucos os africanos estão recuperando o orgulho por sua cor, raça e cultura.

Aluna: Andressa luise dos santos silva.
série: 2° sala:03 - vespertino

Anônimo disse...

Grã Bretanha, França, Portugal e Bélgica controlavam a maior parte do território africano, a Alemanha também possuía lá, muitas terras mas, as perdeu depois da I Guerra Mundial.
Os estilos variavam mas, os poderosos colonizadores fizeram poucos esforços para desenvolver suas colônias. Elas eram apenas locais de onde tiravam matérias-primas e para onde vendiam os produtos manufaturados.
Talvez o pior legado do Colonialismo tenha sido a divisão da África em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão política.
As fronteiras atuais, em geral, dividem uma única comunidade étnica em duas ou mais nações. Por exemplo: embora a maioria dos Somalis vivam na Somália, eles constituem uma significativa minoria no Kênia e na Etiópia e muitos deles gostariam de ser cidadãos da Somália.
Outro legado ruim do Colonialismo foi o seu efeito na vida econômica dos povos africanos. O sistema colonial destruiu o padrão econômico que lá existia. O colonialismo também ligou a África economicamente às grandes potências e os benefícios desse sistema sempre vão para os países poderosos e nunca de volta para África. Outro mal causado pelo colonialismo foi a introdução das idéias europeias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor às manifestações culturais dos povos africanos. Aos poucos os africanos estão recuperando o orgulho por sua cor, raça e cultura.
Caroline Santos Ramos
Série:2 ano 3 vespertino

Unknown disse...

Imperialismo na africa
Exploração intensa na áfrica , a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial em 1914 , desigualdade social , introdução de idéias européias , foi dominado por tropas militares , economia sem retorno tudo que saia não voltava então o lucro era descartado desse continente que ate hoje sofre com tudo isso .

Imperialismo na Ásia

Vigiados por tropas militares conhecidas como cipaios , cobrança de impostos, criação da Companhia das Índias Orientais , explorar a comercialização do ópio como droga
keure alves
2°03 vespertino

Anônimo disse...

A ação imperialista impôs uma série de violências e atrocidades contra as populações africanas.
Até o século XIX, o litoral do continente africano era a única região em que tínhamos a presença colonial europeia. Em suma, as atividades nessas regiões se resumiam ao lucrativo tráfico negreiro que marcou o desenrolar da economia mercantil. Nesse segundo momento, a presença europeia se deu de forma muito mais enfática e estabeleceu a desarticulação de várias comunidades diferenciadas por suas características culturais e linguísticas.

Clarise verônica
2ano 03
vespertino

Anônimo disse...

A ação imperialista impôs uma série de violências e atrocidades contra as populações africanas.
Até o século XIX, o litoral do continente africano era a única região em que tínhamos a presença colonial europeia. Em suma, as atividades nessas regiões se resumiam ao lucrativo tráfico negreiro que marcou o desenrolar da economia mercantil. Nesse segundo momento, a presença europeia se deu de forma muito mais enfática e estabeleceu a desarticulação de várias comunidades diferenciadas por suas características culturais e linguísticas.

Clarise verônica
2ano 03
vespertino

Anônimo disse...

O imperialismo na Àfrica determinou a repartiçãodo do continente entre as potências europeias do final do seculo XIX e do seculo XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as concequyencias das intervenções de outrora,as atividades nessas regiões se resumiam ao lucrativo tráfico negreiro que marcou o desenrolar da economia mercantil.
TAISE DA SILVA ALVES 2° ANO 1

winglly disse...

Na metade do século XIX a presença colonial européia na África estava limitada aos colonos holandeses e britânicos na África do Sul e aos militares britânicos e franceses na África do Norte.A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. --Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico

winglly
2º 04

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=4umVlGxF2nA
aii o vídeo.
Vanessa Giovanna'

Unknown disse...

-Consequências do imperialismo da África :
-Descoberta de diamantes ,despertaram a atençao da Europa para disputar os territórios Africanos;
-Outro legado ruim do colonialismo foi seu própio efeito a vida econômica dos povos africanos,sendo que a econômia que saia da Àfrica nunca voltava á Àrica.
-Começaram a controlar a maior parte do território da Àfrica usando tropas militares.
-Desigualdade Social , que foi o terceiro mal causado pelo colonialismo . Que siguinificou a introdução das ideias europeias de superioridade

Camila Conceição Almeida
serie:2ºano
turma:02
turno:vespertino