domingo, 8 de julho de 2012

Imperialismo na Ásia

Antes do século XIX, as relações entre a Ásia e o mundo ocidental se resumiam ao contato estabelecido entre as cidades portuárias e as embarcações comerciais europeias. Algumas poucas experiências coloniais se desenvolviam nas regiões do Macau (China), Damão, Goa e Diu (Índia), e Timor (Indonésia), todas elas controladas pelos portugueses. Além disso, os espanhóis exploravam as Filipinas e os holandeses se fixaram nas regiões de Java e Sumatra.


Na segunda metade do século XVIII, com a criação da Companhia das Índias Orientais, os ingleses passaram a realizar a progressiva conquista da Índia. Nesse processo, entraram em luta contra a presença dos franceses na região subcontinental e impuseram sua força contra os príncipes locais. Até a primeira metade do XIX, os ingleses já realizavam a cobrança de impostos, praticavam o comércio e vigiavam a população local com o uso de tropas nativas, conhecidos como cipaios

A ação inglesa também se estendeu até a China, quando os britânicos descobriram que poderiam explorar a comercialização do ópio como droga entorpecente. Inconformado com os prejuízos causados à saúde da população, o governo chinês estabeleceu a proibição do comércio da droga e uma severa política contra qualquer tentativa de contrabando do mesmo produto. Logicamente, os britânicos sentiram-se intensamente prejudicados com a medida.


60 comentários:

Anônimo disse...

Aluno: Daniela Ferreira da C.Sá
Sala: 2 ano 05

Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje. Segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.
Uma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas. Além disso, devemos enfatizar que a presença estrangeira foi acompanhada por um desenfreado interesse de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos espaços colonizados. Dessa forma, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade, enfrentam o desafio de suportar a carestia de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo. Atualmente, várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza.

Anônimo disse...

consequencias do Imperialismo da africa.
eles usaram forcas militares para conquistar os territorios,dividem uma unica comunidade etnica em duas ou mais nacoes.o seu efeito na vida economica dos povos africanos.base economica orientada para para a exploracao de graos e bens necessarios para o seu povo.

Vitoria Ros Da Silva
serie:2ºano
turma:05
turno:vespertino

Anônimo disse...

consequências do imperialismo da Ásia: Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para Ásia. As contribuições europeias foram, novas idéias e técnica para agricultura, indústria e comercio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua indepência.

Ana Baltar
Série: 2ª Ano 5º
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo Ásia
As contribuições europeias foram n ovas idéias e técnicas para agricultura indústria e comércio saúde e educação e administração política.Poucas culturas asiaticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias mas aquelas que como o japão conseguiram tiraram muito proveito após sua independência. Dentre os problemas do colonialismo a exploração das riquezas físicas. houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras como a cultura francesa na Indochina que chocava com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.


tatiane santos
2° 05
vespertino

Anônimo disse...

consequências do imperialismo na Ásia: As conrubuições europeias foram, novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência. Os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia se levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocavam com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo na nações asiáticas.

- Jaqueline da S. Santana
- 2º ano , 05
- Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para a Ásia. As boas foram:novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política; As más foram: dentre os problemas do Colonialismo, a exploração de riquezas, houve tbm os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, com a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.

Anônimo disse...

Consequências do imperialismo na África
Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.Em algumas áreas os euroupeus usaram forças militares para conquistar os territórios,em outras,os líderes africanos e os europeus entraram em entedimento á respeito do controle em conjunto sobre os territórios.Esses acordos foramam decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle. Grã Bretanha,França,Portugal
e Belgica controlava a maior parte do território africano ,a Alemanha também possuía lá muitas terras mas,as perdeu depois da I Guerra Mundial

Aluna: Eliane cardoso
Pro:socorro 2°5









Anônimo disse...

Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para a Ásia. As boas foram:novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política; As más foram: dentre os problemas do Colonialismo, a exploração de riquezas, houve tbm os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, com a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país. maysa da silva- 2 ano 05 turno vespertino

Anônimo disse...

consequencias do imperalismo da asia:o interesse europeu pela asia
começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riqueza desde
comtinente.para isso,os europeus tiveram que conquistar e colonizar esses terra .3ou4 século de contato e controle europeu troxeram boas e mas consequencias para asia .as contribuiçoes europeias foram,novas ideias e tecnica para agricutura,industria e comércio ,saúdee educaçao e adeministraçao politica.houve tambem os problema politico e sociais causado pelas minorias estranjeiras,.

Anônimo disse...

Aluno:Vinicius Brito moreira
Sala: 2 ano 05

Imperialismo na Ásia
Destaque: dominação inglesa na Índia através da Companhia das Índias Orientais, uma empresa inglesa que controlava o comércio de produtos indianos como algodão, chá e ópio (substância entorpecente, vindo do suco da papoula) Rebeliões contra o Imperialismo Guerra do Ópio
Uma droga produzida pelos ingleses na Índia e comercializada na China. Por ser uma droga que causa a dependência química e ameaçava a economia do país, seu comércio passou a ser combatido pelo governo chinês. Os chineses proibiram a entrada do ópio na China e queimaram 20 mil caixas da droga, desencadeando a Guerra do Ópio. Resultado: A China foi vencida pelos ingleses, o que garantiu o comércio do ópio na China e o controle inglês sobre a cidade de Hong Kong.Guerra dos Bôeres As guerras boers ou guerras dos boers (ou bôeres) foram dois confrontos armados na África do Sul que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa ao exército britânico que pretendia apoderar-se das minas de diamantes recentemente encontradas naquele território. A Primeira Guerra dos Bôeres deu-se em 1880-81 e foi ganha pelos boers, mas a segunda, entre 1899 e 1902, levou à anexação das repúblicas boeres do Transvaal e do Estado Livre de Orange à colónia britânica do Cabo. A Partilha da Ásia Em geral, o modo de produção dos países asiáticos era formado pela união da pequena produção agrícola com a indústria doméstica, compondo pequenas comunidades economicamente auto-suficientes. O comércio de produtos europeus, principalmente os ingleses, destruiu rapidamente essa indústria artesanal, ficando a população local na exclusiva dependência da agricultura. Tornavam-se, assim, abastecedores de víveres e matérias-primas da Europa.

Uma das regiões mais cobiçadas por diversas nações européias no decorrer dos séculos XVI a XIX foi a Índia. Os ingleses, no século XIX, assenhorearam-se da maior parte de seu território até o Ceilão (Sri-Lanka). Astutamente, impediram o surgimento de um poder central forte e estabeleceram um regime de "protetorado" sobre a Índia - regime que, na prática, significava a intervenção na administração local. Pela força ou pela intriga, os principados em que a Índia estava dividida iam sendo submetida à administração da Companhia das Índias Orientais, empresa britânica que detinha o monopólio do comércio com o Oriente. Tratado de Nankin
O tratado de Nankin, de 1842, e a abertura dos portos chineses ao comércio com o Ocidente levaram para Xangai a primeira imigração judaica moderna. Comerciantes judeus vindos do Oriente Médio, principalmente de Bagdá, instalam-se na cidade, fazendo-a prosperar. Entre as famílias que lá se estabelecem, podemos mencionar os Sassoon, Hardouyi, Ezra e Kadoory. Várias sinagogas são erguidas por estas famílias: a sinagoga Beth Aaron, que não existe mais, pelos Hardouyi; a sinagoga Ohel Rachel, por Victor Sassoon. A atual sede do Shangai Children Palace era a suntuosa residência dos Kadoory. Em 1920 a comunidade de Shangai tinha 700 membros e mantinha relações amigáveis com os chineses.

Anônimo disse...

Três ou quatro Seculos de contato e controle europeu trouxeram boas e maś consequencias para Ásia. As contribuiçoes europeias foram, novas ideias e tecnicas para agricultura, industria e comercio, saude e educaçao e administraçao politica.

as más consequencias Dentre os problemas do colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levam para as metropoles, a divisao da asia sem levar conta suas culturas, povos e regioes fisicas.

Ruan Alves da silva matos 2° 5

Anônimo disse...

consequencias do imperalismo da asia:o interesse europeu pela asia
começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riqueza desde
comtinente.para isso,os europeus tiveram que conquistar e colonizar esses terra .3ou4 século de contato e controle europeu troxeram boas e mas consequencias para asia .as contribuiçoes europeias foram,novas ideias e tecnica para agricutura,industria e comércio ,saúdee educaçao e adeministraçao politica.houve tambem os problema politico e sociais causado pelas minorias estranjeiras,.
aluna:beatriz de sena
sala 2ano 05

Anônimo disse...

Consequencias do imperalismo Ásia

As contribuições europeias foram, novas ideias e técnicas para agricultura, industria e comercio, saúde e educação e administração politica. Poucas culturas asiaticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e ideias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua sua independencia. Dentre os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levaram para as metropoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões fisicas. Houve tambem os problemas politicos e sociais causados pealas minorias estrageiras como a cultura francesa na indochina, que se chocava com a cultrua existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiaticas.


José Luiz Marque
2° 05
Vespertino

PATRICIA BRAGA disse...

CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO NA ÁFRICA
COM A EXPLORAÇÃO DOS DIAMANTES, ELES DESPERTARAM A ATENÇÃO DA EUROPA E A DISPUTA DOS TERRITORIOS
A AFRICA EM MAIS DE ESTADOS CUJAS FRONTEIRAS FORAM DESMARCADAS SEM A MENOR IMPORTÂNCIA AONDE AS PESSOAS VIVIAM E COMO ORGANIZAVAM SUA PROPRIA DIVISAO POLITICA

Anônimo disse...

*Descoberta de diamantes ,despertaram a atençao da Europa para disputar os territórios Africanos;
*divisão territorial do continente Africano;
*efeito do colonialismo na vida dos Africanos-exploraçao economica dos povos Africanos;
*introduçao das ideias européias de superioridade racial e cultural, ou seja, os Europeus obstruiram a cultura Africana..
Aluna: Mayane Andrade;
serie: 2 ANO 02 VESP.

Anônimo disse...

CONSEQUENCIAS DO IMPERIALISMO NA ASIA
POUCAS CULTURAS ASIATICAS ESTAVAM APTAS PARA SE ADAPTAR A ESSAS NOVAS REGRAS E IDEIAS
A EXPLORACAO DE RIQUEZAS, QUE OS EUROPEUS LEVAVAM PARA A METROPOLIS,A DIVISAO DA ASIA SEM LEVAR EM CONTA SUAS CULTURAS POVOS E REGIOES FISICAS.


PATRICIA BRAGA
VESPERTINO 2°ANO 02

Anônimo disse...

O interesse europeu pela Ásia começou coma curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquesas deste continente. ara isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos seculos 19 e 20. Dentre os problemas do colonialismo, a exploração das riquesas, que os europeus levaram para as metrópoles, a divisão da Ásia sem lavar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estangeiraas, como a cultura francesa na indoshina, que se chocava com a cultura existente nesse país.

Aluno: Wesley Almeida
Vespetino 2 ano 2

Anônimo disse...

#Devido à curiosidade dos europeus pela Ásia,os Europeus despertaram um certo interesse e desejaram explorar as riquezas asiáticas;
#novas ideias e tecnicas em geral;
#poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e ideias;
#exploraçao de riquezas;
#divisao da Ásia ;
#problemas politicos e sociais causados pelas minorias estrangeiras.
Aluna: Mayane Andrade.
Serie: 2 ano 02 VESP.

Anônimo disse...

AS CONSEQUÊNCIAS DA ÁSIA
-Os europeus começaram a se interessar pela Àsia através da curiosidade pelas as riquesas deste continente,mas primeiro eles tiveram que conquistar e colonizar essas terras,nos séc.19 e 20.
-Ocorreu também as explorações das riquezas,houve também os problrmas políticose sociais causadas pelas minorias estrangeiras.

luciana nascimento 2 ano,02

Anônimo disse...

consequências do imperialismo na Ásia: As conrubuições europeias foram, novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência. Os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia se levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocavam com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo na nações asiáticas.

Jackelliny Oliveira
2° ano 01 - vespertino

Anônimo disse...

Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas, as nações imperialistas foram responsáveis pela criação de uma série de problemas nos países dominados. O tal “projeto civilizatório” defendido pelos partidários do neocolonialismo acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje. Segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.
Uma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas. Além disso, devemos enfatizar que a presença estrangeira foi acompanhada por um desenfreado interesse de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos espaços colonizados. Dessa forma, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade, enfrentam o desafio de suportar a carestia de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo. Atualmente, várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza.
aluna: Larissa mattos 2 ano 05

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo Ásia
As contribuições europeias foram n ovas idéias e técnicas para agricultura indústria e comércio saúde e educação e administração política.Poucas culturas asiaticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias mas aquelas que como o japão conseguiram tiraram muito proveito após sua independência. Dentre os problemas do colonialismo a exploração das riquezas físicas. houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras como a cultura francesa na Indochina que chocava com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.
aluna:maria isabel pinheiro
sala05
2ano

Anônimo disse...

ÁSIA
O PERIODO DA CONQUISTA EUROPEIA NA ASIA COMEÇA POR VOLTA DE 1500 E CONTINUA ATÉ A METADE DO SÉCULO 20.
para explorar as riquezas deste continente, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras ,isso aconteceu nos seculos 19 e 20.
na epoca da 1 guerra mundial , a maior parte da asia estava sob controle europeu. o controle europeutrouxeram boas e más consequencias pra a Asia.
poucas culturas asiaticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e ideias, mas aquelas que, como o japão ,conseguiram,tiraram muito proveito apos sua indepencia.
ate hoje existem problemas desse tipo nas nações asiaticas.
aluna: Larissa Mattos 2 ano 05

Anônimo disse...

* Outro legado ruim do colonialismo foi seu efeito na vida economica dos povos africanos. O sistema colonial destriu o padrão economico que la existia sempre vão para os paises poderosos e nunca mais de volta para África .

Débora Dantas
2° ano 4
Turno: Vespertino
17 de outubro de 2012 17:22

jeffson 2:04 disse...

consequecia da ásia:
as contribuições europeias foram novas ideias e tecnicas para agriculta,industria e comércio,saúde e educação e admistração politica.
. exploração das terras
. exploração das riquezas

Anônimo disse...

- Divisão da Ásia
- Novas ideias e tecnicas na Agricultura,industrias, etc.
- Riquezas prasentes no continente.
- problemas na colonialização.

Fagner Brandão, 2º ano 4, vespertino

Anônimo disse...

Consequencias do imperialismo...

- na Asia

*Exploração das riquezas
*Conquista e colonização das terras asiaticas.
*Novas ideias e tecnicas para agricultura.
*Industria e comercio.
*saúde, educação e administração politica.
*Problemas politicos e sociais.

Aluna: Lorena Lima. Serie: 2 ano 04.

Anônimo disse...

Consequencias do imperialismo...

- na Asia

*Exploração das riquezas
*Conquista e colonização das terras asiaticas.
*Novas ideias e tecnicas para agricultura.
*Industria e comercio.
*saúde, educação e administração politica.
*Problemas politicos e sociais.

Aluna: Lorena Lima. Serie: 2 ano 04.

Anônimo disse...

Ásia

Novas ideias e técnicas para agricultura, industria e comércio, saúde e educação e administração politica.

Débora Luanne S. 2 ano 4 .

Downloads de tudo disse...

A ÁFrica teve muitas conseguências
ruins por exemplo:sua economia foi destruída e foram ligada as outras super potências e os beneficíos sempre vão para eles,outra consequência causada pelo colonialismo foi a introdução da ideias europeisas de supeoridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor ás manifestações culturais dos povos africa.A pior conseguência foi a divisão em mais de 50 estados cuja frontera foram demarcadas sem dar a menor importância as pessoas viviam e como organizavam sau própria divisão política

Anônimo disse...

As conseqüências do imperialismo
-Na Asia-
- A exploração das riquezas.
-Novas ideias e tecnicas para agricultura, industria e comercio, saude e educação.
- administração política


Amanda Ferreira da Silva 2 ano vespertino

Anônimo disse...

Consequências do imperialismo na Ásia .
;Exploração das riquezas
;Conquista e colonizar das terras asiaticas
;Saúde e educação e administração politica
;Novas ideias e tecnicas para agriculta.

Francisca Oliveira , 2 ano, sala 4 .

Downloads de tudo disse...

As conseguências aos países Ásiaticos relacionadosao Imperalismo foram boas e ruins.Novas iddeias e técnicas para agricultura,indústria e comércio,ssaúde e edducação e administraação política.Mos poblemas do colonialismo;a exploraação da riquezas,que os europeus levavam para as metrópoles,a divisão da Ásiaa sem levar em conta suas culturas,povos e regiões físicas.Houve também caos poblemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras,como a culturaa francesada Indochina,que se chocava com a cultura exsistente nesses países.Até hoje existem problemas desse tipo nas nações assiáticos
Lucas Aleixo
2º 4 Vespertino

Anônimo disse...

Léo fonseca 2 ano 4

*Novas ideias e tecnicas para agricultura.
*Industria e comercio.
* Novas ideias e tecnicas na Agricultura,industrias, etc.
* Riquezas prasentes no continente.
* problemas na colonialização.

Anônimo disse...

consequências do imperialismo da Ásia: Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para Ásia. As contribuições europeias foram, novas idéias e técnica para agricultura, indústria e comercio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua indepência.

Debora Dantas
2 ° 04
Turno :vespertino
17 de outubro de 2012 17:42

Anônimo disse...

1Novas ideias e tecnicas para agricultura.
3Industria e comercio.
3 Novas ideias e tecnicas na Agricultura,industrias, etc.
4 Riquezas prasentes no continente.* problemas na colonialização.

02 ano 04 vespertino
vinicius de jesus santos

Anônimo disse...

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.
A influência e o domínio de países europeus na Ásia datam do início do processo das Grandes Navegações. Naquele momento, entre os séculos XV e XVI, Portugal e Espanha eram as grandes potências marítimas da Europa. Portugal, especialmente, foi quem manteve mais colônias e mais representativa presença no continente asiático. Os portugueses tinham suas possessões e explorações em localidades como Goa, Macau
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.
JATANAEL DOS SANTOS 2º-01, Vespertino

Anônimo disse...

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.
A influência e o domínio de países europeus na Ásia datam do início do processo das Grandes Navegações. Naquele momento, entre os séculos XV e XVI, Portugal e Espanha eram as grandes potências marítimas da Europa. Portugal, especialmente, foi quem manteve mais colônias e mais representativa presença no continente asiático. Os portugueses tinham suas possessões e explorações em localidades como Goa, Macau
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.
JATANAEL DOS SANTOS 2º-01, Vespertino

Anônimo disse...

dentre os problemas do colonialismo, a exploração das riquezas, que os Europeus levavam para as metrópolis,houve tambem os problemas politicos e sociais causadas pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na indochina, que se chocava com a cultura existentes nesse país.
Caroline da Silva 2° ano 1

Anônimo disse...

As consequencias do inperialismo na Ásia é que poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regrase idéias, dentre os problemas do colonialismo,a exploração das riquisas, que os europeus levaram para as metrópolis, a divisão da ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões fisicas.
TAISE DA SILVA ALVES 2° ANO 1

Anônimo disse...

A EXPLORAÇÃO DAS RIQUEZAS A DIVISÃO DA ASIA SEM LEVAR EM CONTA SUAS CULTURAS POVOS E REGIÕES FISÍCA .HOUVE TAMBÉM OS PROBLEMAS POLITICAS E SOCIAIS CAUSADOS PELAS MENORIAS ESTRANGEIRAS COM A CULTURA FRANCESA

NOME: MARIA VITÓRIA
2 ANO 1 VESPERTINO

Anônimo disse...

consequencias do imperialismo Ásia
As contribuições europeias foram n ovas idéias e técnicas para agricultura indústria e comércio saúde e educação e administração política.Poucas culturas asiaticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias mas aquelas que como o japão conseguiram tiraram muito proveito após sua independência. Dentre os problemas do colonialismo a exploração das riquezas físicas. houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras como a cultura francesa na Indochina que chocava com a cultura existente nesse país. Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.

Colégio Modelo
Rosiane Aguiar
2ª03 Vespertino

Anônimo disse...

Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para Ásia. As contribuições europeias foram novas ideias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política. Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e ideias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência. Dentre os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.

Ana Letícia Coelho
2°3 - Vespertino

Unknown disse...

Antes do século XIX, as relações entre a Ásia e o mundo ocidental se resumiam ao contato estabelecido entre as cidades portuárias e as embarcações comerciais europeias. Algumas poucas experiências coloniais se desenvolviam nas regiões do Macau (China), Damão, Goa e Diu (Índia), e Timor (Indonésia), todas elas controladas pelos portugueses. Além disso, os espanhóis exploravam as Filipinas e os holandeses se fixaram nas regiões de Java e Sumatra.

Na segunda metade do século XVIII, com a criação da Companhia das Índias Orientais, os ingleses passaram a realizar a progressiva conquista da Índia. Nesse processo, entraram em luta contra a presença dos franceses na região subcontinental e impuseram sua força contra os príncipes locais. Até a primeira metade do XIX, os ingleses já realizavam a cobrança de impostos, praticavam o comércio e vigiavam a população local com o uso de tropas nativas, conhecidos como cipaios.

A ação inglesa também se estendeu até a China, quando os britânicos descobriram que poderiam explorar a comercialização do ópio como droga entorpecente. Inconformado com os prejuízos causados à saúde da população, o governo chinês estabeleceu a proibição do comércio da droga e uma severa política contra qualquer tentativa de contrabando do mesmo produto. Logicamente, os britânicos sentiram-se intensamente prejudicados com a medida.

Anônimo disse...

Problemas politicos e sociais causados pelas minorias estrangeiras.
poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e ideias;
exploração de riquezas;
divisão da Ásia ;
devido à curiosidade dos europeus pela Ásia,os Europeus despertaram um certo interesse e desejaram explorar as riquezas asiáticas;

Mayra Santos - 2º 01

Anônimo disse...

Mateus de Abreu Lírio 2º ano 3 - vespertino
As consequências boas deixadas pela colonização européia sobre a Ásia, foram técnicas agrícolas entre outras coisas ligadas a agricultura, a parte ruim é sua forte extração e exploração de riquezas minerais, os tratados feitos para administração e controle da Ásia feira por países europeus não deram resultados muito positivos, a conflito de cultuas e costumes diferentes entre a forte tentativa de dominar o território, levou a ter fortes disputas por forças militares e população local.

Anônimo disse...

As consequências na Ásia incluem:
- A exploração e colonização das suas terras pelos europeus, diante de seus próprios interesses.
- Contribuições europeias, como novas ideias que favoreceram a agricultura, industria, saúde, educação e administração política.
- Divisão politica, não levando em conta as raízes culturais e físicas da Ásia.
- Cobrança de impostos, com ajuda dos Cipaios (tropas nativas).
- Exploração e comercialização do ópio(droga entorpecente) na China.
- Problemas políticos e sociais causados pela minoria estrageira.

Roberta da Silva
2º ano 03 vespertino

Unknown disse...

O Imperialismo na Ásia, gerou vários problemas como, em que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas.
Quiseram também retirar as riquezas naturais, dessa forma, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade, enfrentam o desafio de suportar a carestia de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo.
Não aceitavam a cultura daquele povo, se achando melhor e perseguindo quem praticava a cultura.

Gabriela Matos Irineu; 2º ano 03; turno: vespertino.

Anônimo disse...

Imperialismo na Ásia
Os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas. Além disso teve também os estrangeiros que foi acompanhados de extrações das riquezas asiáticas. Seus costumes e tradições também foram afetados, muitas dessas religiões foram perseguidas, fazendo assim uma tentativa de reinar o catolicismo.

Danielle Caputo, 2º ano 03.
Vespertino.

Anônimo disse...

Imperialismo na Ásia

* > Novas ideias e técnicas para agricultura,
* < indústria e comercio,
* > saúde e educação,
* < administração politica,
* > a exploração das riquezas,
* < a divisão da Ásia,
* > problemas politicos e sociais.


Walex Carvalho
2° ano 3
Vespertino

Anônimo disse...


Pensando o passado e olhando o futuro de maneira alguma deveremos continuar a agir na ignorância e muito menos permitirmos que as elites governamentais nos transformem em meros cidadãos passivos da vontade de minorias perniciosas e musculadas. Dada a gravidade da situação mundial a que se chegou e das suas inimagináveis consequências para a humanidade, torna-se imperativo uma acção urgente e global com o objectivo de influenciar um futuro mais humano, mais seguro, mais digno, mais justo e mais partilhado, por isso teremos que fazer um apelo aos recursos da nossa massa cinzenta para uma melhor compreensão do passado e dos seus ensinamentos positivos e negativos que têm vindo a construir a nossa tão complexa história, a fim de prepararmos o terreno do Diálogo e da Paz e não nos deixarmos enveredar pelo caminho da irracionalidade política e militar ou de um atroz terrorismo.

A humanidade enfrenta sérios e variados perigos, não nos podemos deixar iludir pelos disfarces do lobo no meio do rebanho, a verdade da história indica-nos um caminho de dominação, exploração e morte para se alcançar mais




Emmily Cristina
2°ano 03
vespertino

Anônimo disse...

O imperialismo na asia ocorreu no período da conquista européia na Ásia começa por volta de 1500 e continua até a metade do século 20 . Alguns historiadores acreditam que esse período ainda não terminou.
O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos séculos 19 e 20. Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob controle europeu.
Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más conseqüências para Ásia. As contribuições européias foram, novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.
Dentre os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.
Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.

Aluno:Vinicius Figueiredo Tinoco Berhmann Mendonça, 2ano03, vespertino

Anônimo disse...

Aluna: Andreza Alves
Serie: 2 ano 3 Vespertino

Consequências do imperialismo na Ásia:
*Nesse processo, entraram em luta contra a presença dos franceses na região subcontinental e impuseram sua força contra os príncipes locais.
*os ingleses já realizavam a cobrança de impostos, praticavam o comércio e vigiavam a população local com o uso de tropas nativas, conhecidos como cipaios.

Anônimo disse...

Aluno:Sebastião Figueira Mendes Neto
Sala:04 Série:2º


O interesse europeu pela Ásia começou coma curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos seculos 19 e 20.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.

Anônimo disse...

O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos séculos 19 e 20. Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob controle europeu.
Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más conseqüências para Ásia.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.
Dentre os problemas, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.

Aluna: Andressa luise dos santos silva.
série: 2° sala:03 - vespertino

winglly disse...

Consequências do imperialismo na África
Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.Em algumas áreas os euroupeus usaram forças militares para conquistar os territórios,em outras,os líderes africanos e os europeus entraram em entedimento á respeito do controle em conjunto sobre os territórios.Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.


winglly
2º 04
vespertino

Anônimo disse...

Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob controle europeu.
Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más conseqüências para Ásia. As contribuições européias foram, novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política.
Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.
Dentre os problemas do Colonialismo, a exploração das riquezas, que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta suas culturas, povos e regiões físicas. Houve também os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.
Até hoje existem problemas desse tipo nas nações asiáticas.

Caroline Santos Ramos
série:2° ano 3

Anônimo disse...

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.

Clarise verônica
2ano 03
Vespertino

Anônimo disse...

IMPERIALISMO NA ÁSIA :


* EXPLORAÇÃO DE RIQUEZAS
* DIVISÃO DE TERRAS , SEM LEVAR EM CONTA SUAS CULTURAS , POVOS, REGIOES FÍSICAS
* PROBLEMAS POLITICOS
* E UMA CERTA INVEJA DE FRANCESES E INDOCHINAS , POR CAUSA DE SUA CULTURA QUE ERA MUITO RICA .


POR : JADIANE ALMEIDA
TURMA : 2° 02
VESPERTIDO

Unknown disse...

Três ou quatro séculos de contato e controle europeu trouxeram boas e más consequências para a Ásia. As boas foram:novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política; As más foram: dentre os problemas do Colonialismo, a exploração de riquezas, houve tbm os problemas políticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, com a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse país.


Camila Conceição Almeida
serie:2ºano
turma:02
turno:vespertino